Perguntas Frequentes

O PASSO A PASSO: DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO

Além de ser uma instituição privada sem fins lucrativos, cuja missão é garantir o acesso ao que há de mais moderno, eficaz e seguro no tratamento do câncer, o Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ) é considerado um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON).
Com cerca de 70% de suas vagas destinadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital recebe pacientes de vários municípios do Ceará, e é para garantir a qualidade dos serviços que é feito o ordenamento do fluxo de pacientes. Os que chegam ao ICC já vêm com um diagnóstico de neoplasia ou com exames considerados indicativos da doença.
No caso dos moradores do interior, tudo começa no próprio município de origem, onde um médico da rede básica de saúde pública é o primeiro a avaliar a suspeita de câncer, a complexidade do caso e a necessidade de encaminhamento a um hospital terciário como o HHJ.
Se houver diagnóstico positivo ou suspeita de câncer, o médico encaminha o pedido à Secretaria Municipal de Saúde, que providencia uma ficha de referência para o paciente. Esse formulário deve ser preenchido no próprio município.

 

Outros documentos:

Além da ficha de referência, o paciente que chega a Fortaleza para tratamento no Hospital Haroldo Juaçaba deve portar CPF, RG, comprovante de residência em seu nome e todos os exames que comprovem ou sugiram a doença. Lembrando que o paciente precisa levar a xerox de todos os documentos acima citados.

 

Acolhimento e triagem:

Assim que chega, o paciente passa pelo setor de Acolhimento, onde os seus exames e/ou biópsia são verificados pelas enfermeiras que fazem a triagem. Se ele estiver dentro do perfil esperado, é agendada uma consulta com o médico especialista que vai definir o tratamento a ser realizado.

Instituto do Câncer do Ceará – ICC
Telefone: ( 85) 3288-4400