Prêmios

Mid section of doctor wearing laboratory coat and holding stethoscope in hospital

O Instituto do Câncer do Ceará criou em 2011 os prêmios científicos Eilson Goes e Fábio Landim in memoriam e homenagem a dois expoentes da medicina no Ceará.
Conheça os homenageados:

PRÊMIO EILSON GOES

Homenageado:

Natural de Fortaleza, Ceará (1941). Graduou-se em Medicina pela UFC (1964), dedicou-se ao magistério superior (UECE, UFC e UNIFOR), nas áreas de patologia Geral e Bioestatística, tendo publicado o “Guia para o ensino da Estatística na área de Saúde” (1987). Foi fundador e primeiro coordenador do Registro de Câncer do Ceará (1971 – 1977) e diretor do Instituto do Câncer do Ceará (1978 – 2008). Aposentou-se do magistério em 1992 e nos seus últimos anos de vida ocupou-se da literatura, legando “Chove em Copacabana, Chove na Beira-Mar” (memórias, 2005); “Nosso Pai Acaso” (memórias, 2006); e “Os Novos Náufragos” (contos, 2007).

Sobre o Prêmio

O prêmio contempla o melhor trabalho científico dos profissionais de nível superior, médicos e multiprofissionais que integrem o quadro de pessoal do ICC, bem como alunos e docentes regulares da pós-graduação stricto sensu.

A premiação tem o objetivo de estimular a produção científica, tendo como referência dados obtidos na própria instituição. O trabalho apresentado limita-se a sua publicação em periódico indexado nas bases LILACS, MEDLINE ou SCIELO.

Conheça os Ganhadores

Ano Ganhador
2016 Marcos Venicio Alves Lima
2015 José Fernando Bastos Moura
2014  Ronaldo de Albuquerque Ribeiro
PRÊMIO FÁBIO LANDIM

Homenageado:

Natural de Fortaleza, onde nasceu em 5 de abril de 1974, Fábio Landim graduou-se em Medicina em 1996 pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fez especialização em Medicina do Trabalho na Faculdade São Camilo, residência médica no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Instituto Nacional do Câncer. Em 2003 a convite institucional, integrou o corpo clínico do Instituto do Câncer do Ceará. Nesses quase seis anos de atuação no ICC, exibiu uma capacidade laboral inexcedível, tanto em intensidade como em qualidade, nos mais variados campos, surpreendendo a todos pela versatilidade e pela competência. Foi de capital importância para assegurar a manutenção da qualidade e da credibilidade da Residência Médica do ICC e ainda para a abertura de novos programas. No final do ano de 2007, decidiu buscar a pós-graduação senso estrito, matriculando-se no Mestrado em Oncologia, fruto da parceria Minter/Dinter envolvendo o Hospital A. C. Camargo, como entidade proponente, e o ICC, como instituição receptora. Desde então, revestiu-se de uma nova vibrante faceta – a de pesquisador, que se consubstanciava na elevada freqüência de submissão, de projetos de pesquisa de sua lavra, ao Comitê de Ética em Pesquisa do ICC, e nos costumeiros aceites de seus artigos originais, para publicações em periódicos portadores de certificação intelectual e legal.

Sobre o Prêmio

O prêmio contempla a melhor monografia de residentes que concluíram ou estão concluindo a Residência Médica ou Multiprofissional no ano vigente.

Conheça os Ganhadores

Ano Ganhador
2016 Gunter Gerson
2015 Helano de Paula Gonçalves Souza