Voluntariado

Legião do Bem.

Voluntariado

Ser solidário é fazer o bem, aderir a uma causa e deixar o amor ao próximo falar mais alto. Oriundos de diversos segmentos da sociedade, os voluntários do ICC são donas de casa, professoras, empresários, aposentados e estudantes que dedicam quatro horas semanais para ajudar, e, nesse caso, quem ganha são os pacientes, que todos os dias recebem a visita e o carinho dessa Legião do Bem. Uma equipe de mais de 300 voluntários está presente nos diversos setores da instituição, em colaboração direta com os funcionários. São eles que distribuem o Mingau do Bem aos pacientes do SUS no HHJ – hoje, são mais de 11.550 copos por mês.

Respeitados e valorizados pelos diretores, colaboradores e médicos do ICC devido ao comprometimento, à assiduidade e à discrição com que desempenham as tarefas que lhes são atribuídas. Para tanto, é fundamental que todos estejam preparados. As capacitações são constantes, e os treinamentos ocorrem duas vezes ao ano, buscando sempre reforçar a missãoda instituição e os fundamentos do voluntariado.

Sobre o Programa de Voluntários

Treinamentos e Capacitações

Temos uma metodologia para o gerenciamento dos voluntários. Para integrar a equipe, o candidato precisa fazer uma capacitação que é ofertada de três a quatro vezes ao ano, aprendendo com os nossos profissionais o que é o ICC, que setores se pode atuar.  Caso se identifique com determinada área, ele passa três meses no setor, mas sempre acompanhado por um coordenador, que é um voluntário mais experiente. Ao final desse tempo, se for considerado apto.  O processo criterioso de aceitação e acompanhamento dos voluntários é condizente com os propósitos humanitários do ICC e com a seriedade da Casa Vida quanto às condições de acolhimento. Interessante dizer que muitos deles tiveram casos de câncer na família, passaram muito tempo no Hospital Haroldo Juaçaba, viram o trabalho desenvolvido e retornaram como voluntários, para retribuir a atenção recebida e fortalecer nossa corrente solidária.

a Quem pode ser voluntário?

Os voluntários do ICC não são remunerados. É um trabalho de doação. Para manter a excelência na qualidade do atendimento, eles são escolhidos de acordo com uma série de critérios.

Para se tornar voluntário, é preciso:

  • Ter mais de 18 anos.
  • Ter tempo disponível. Dedica-se quatro horas, uma vez por semana.
  • Não desenvolver atividade profissional na área da saúde ou afins.
  • Não ter interesse em trabalhar como profissional remunerado do ICC.

Os selecionados assinam um termo por meio do qual se comprometem a manter sigilo sobre as informações referentes à instituição.

O que fazem os voluntários?

Os voluntários acompanham os pacientes aos locais de atendimento ou exames, preparam festividades, organizam oficinas de artes, conversam, acolhem, animam, tocam música. A doação de tempo, trabalho e talento de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse social é um ato de amor, com grande poder transformador.

Onde e como posso levar carinho?
  • Apoio Emocional
  • Ambulatório Corina Parente
  • Casa Vida
  • Hormonioterapia
  • Imagem
  • Oncologia Clínica
  • Radioterapia
  • Recepções
Como se Inscrever? (Inscreva-se aqui)

Os interessados em ser voluntários devem entrar em contato pelo telefone ou preencher o formulário abaixo.  Após o contato, serão chamados para uma capacitação.

INSCREVA-SE AQUI