“Dia do Lenço”: acolher e compartilhar na quimioterapia

“Dia do Lenço”: acolher e compartilhar na quimioterapia

A Quimioterapia do Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ) teve, nesta quarta, uma manhã diferente: o primeiro “Dia do Lenço” foi celebrado entre colaboradoras e pacientes do Instituto. Durante a ação, todos se ajudaram na colocação dos lenços, em uma troca mútua de vivências e de humanização. Semanalmente, a cada quarta-feira, o “Dia do Lenço” representa uma filosofia de empatia e de proximidade com as pacientes, principalmente as que estão pela primeira vez no tratamento.

“Simbolicamente, quando você vê os profissionais de lenço, eles estão dizendo que se importam com o próximo. Além disso, alegoricamente, todos percebem que a mulher pode ficar bonita assim e que é possível se reinventar”, argumenta Suzany Maciel, psicóloga do HHJ e mentora do “Dia do Lenço”. Para ela, ao se colocar o lenço, vêm muitas sensações, sendo possível experimentar os desafios das pacientes, tanto em colocar o lenço no cotidiano, como em enxergar novas perspectivas de beleza.

Encantar e acolher

Cecília Maria, paciente do HHJ em tratamento há três meses, estava acompanhada do marido Antônio Carlos no momento da colocação dos lenços no salão de quimioterapia. “Me senti muito bem, em casa, todo mundo achando normal usar o lenço e feliz, apesar dos desafios”, afirma. Na visão do casal, ações como essas são encantadoras, principalmente para quem passa pelo tratamento.

A ideia do “Dia do Lenço” surgiu espontaneamente, a partir da intenção de impactar positivamente o ambiente. Desmistificar o receio do tratamento e formar uma rede de apoio mútuo fortalece as pacientes e solidifica a noção de empatia e cuidado humanizado entre os colaboradores. “Já tem paciente falando em doar lenços. Isso é uma troca entre a nossa equipe e os pacientes”, finaliza Suzany.

 

Veja mais fotos da ação

 

3 Comentários
  • Socorro Rebelo
    06/06/2018 at 13:02

    Parabéns pela iniciativa. Adorei a ideia, usei lenço e fiquei muito bem.

  • Parabens a todas!
    17/10/2018 at 06:50

    Lindo! Açoes que fortalecem autoestima, segurança, força e fé. Amo o trabalho de todos do ICC.

Deixa um comentário