fbpx

Ensino e Pesquisa

Excelência em ensino e pesquisa na oncologia

Ensino e Pesquisa ICC

O Ensino e Pesquisa é um dos pilares do ICC, que a partir de 2005 está reunido em uma unidade própria, a Escola Cearense de Oncologia – ECO. A criação da escola surgiu da necessidade crescente de oferecer treinamento, capacitação e qualificação profissional nas diversas áreas da cancerologia e de incentivar e expandir a pesquisa e a produção científica, estimulando a evolução contínua de alunos e profissionais de saúde, contribuindo para a melhoria da assistência.

Atuar em toda a cadeia da saúde é uma missão que o ICC assumiu desde a inauguração de sua unidade hospitalar, em 1999, e que teve forte impulsão com a abertura da ECO, cujos programas de pós-graduação ajudam a formar profissionais do mais alto nível, reafirmando o nosso compromisso com o desenvolvimento regional e revertendo a excelência científica em benefício a sociedade.

Difundir o conhecimento científico, estimular e investir na evolução da pesquisa e inovar para avançar na descoberta de tecnologias para a evolução da saúde são desafios assumidos pelo Instituto desde 2001, quando criou a Residência Médica em Cancerologia, hoje o quinto maior programa do país.

Os programas de extensão e produção científica também fazem parte dos esforços contínuos em prol do intercâmbio dinâmico de conhecimento e de informações com as instituições mais importantes do país. Possuímos um Programa de Iniciação Científica bastante inovador. Atuamos de forma intensa junto às graduações na área de saúde, trazendo alunos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Gestão Hospitalar para conhecer o ICC e desenvolver pesquisas e atividades na ECO.

O objetivo maior é estimular esses alunos a retornarem, num futuro próximo, para trabalhar conosco na Residência Médica, Residência Multiprofissional, graduação, pós-graduação e pesquisa. Produzindo e difundindo o conhecimento em oncologia, buscamos respostas pertinentes para o enfrentamento de uma doença que, embora já não assuste mais como antes, é a segunda maior causa de morte no Brasil e no mundo.

No âmbito da pós-graduação, a ECO oferece um programa pioneiro de Doutorado Interinstitucional (Dinter) fruto de uma parceria entre o ICC e a Fundação Antonio Prudente (FAP) – SP e se destina a formar doutores na área de oncologia, permitindo o aprofundamento de estudos de elevado nível por meio da livre investigação científica e irá formar dezoito doutores até 2017.

O Centro de Pesquisa Clínica do Instituto é pioneiro no Brasil. As atividades de pesquisa são diversificadas com atuação em diversas frentes, com possibilidade de desenvolver estudos em modelos experimentais de novas drogas.

Já a Pesquisa Acadêmica atua em diversas áreas ligadas à pesquisa em câncer, para tanto, conta com grupo de docentes/pesquisadores próprios, além de desenvolver parcerias com outras instituições de ensino superior (UFC, UECE e A.C. Camargo Cancer Center). As atividades se organizam em grupos registrados no CNPq.

Agende sua consulta (convênio/particular)