Pesquisa

Para avançar, é preciso conhecer

pesquisa-icc-eventosDifundir o saber científico, aprimorar habilidades e trocar experiências que resultem em avanços são desafios assumidos pelo Instituto do Câncer do Ceará desde 2001, quando criamos a Residência Médica em Cancerologia, hoje a quinta maior do país.

Essa etapa foi precursora de um processo cujo ápice se deu em 2005, com a criação da Escola Cearense de Oncologia -ECO, que surgiu da necessidade cada vez mais premente de oferecer treinamento, capacitação e qualificação profissional nas diversas áreas da cancerologia e de incentivar e expandir a pesquisa e a produção científica do ICC.

Em 2017 nos preparamos para dar um passo ainda mais ousado, com a criação da Faculdade Rodolfo Teófilo – FRT, instituição de ensino superior que já nasce com o legado de ter um hospital escola de referência nacional – Hospital Haroldo Juaçaba – e o complexo assistencial do ICC, proporcionando um ensino de qualidade, celeiro de boas práticas desde a gestão até a linha de cuidado da assistência, ensino e pesquisa, proporcionando um aprendizado diferenciado entre a teoria e a prática para os cursos de graduação em Enfermagem, Gestão Hospitalar, Fisioterapia e Serviço Social.

Sendo um dos braços do ICC para o ensino e a pesquisa, a ECO abarca as áreas de extensão e produção científica, com esforços contínuos em prol do intercâmbio dinâmico de informações com as instituições mais importantes do país. Temos um Centro de Pesquisa Clínica pioneiro no Brasil e um Programa de Iniciação Científica bastante inovador. Empreendemos um trabalho intenso junto às graduações na área de saúde, trazendo alunos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Gestão Hospitalar para conhecer o ICC e desenvolver pesquisas e atividades na ECO.

O objetivo maior é estimular esses alunos a retornarem, num futuro próximo, para trabalhar conosco na Residência Médica, Residência Multiprofissional, graduação, pós-graduação e pesquisa. Produzindo e difundindo o conhecimento em oncologia, buscamos respostas pertinentes para o enfrentamento de uma doença que, embora já não assuste mais como antes, é a segunda maior causa de morte no Brasil e no mundo.

Oferecer tratamentos de qualidade é uma missão que o ICC assumiu desde a inauguração de sua unidade hospitalar, em 1999, e que teve forte impulsão com a abertura da ECO, cujos programas de pós-graduação ajudam a formar profissionais do mais alto nível, reafirmando o nosso compromisso com o desenvolvimento regional e revertendo a excelência científica em benefício de todos.