Biologia Molecular

Os testes de biologia molecular permitem um direcionamento personalizado para os tratamentos oncológicos. Investindo em serviços cada dia mais avançados e diferenciados no combate ao câncer, o Laboratório de Patologia Livino Pinheiro é o único de Fortaleza a oferecer essa tecnologia, primando sempre pela agilidade e pelo compromisso com a qualidade. A avançada tecnologia da reação em cadeia da polimerase em tempo real (real-time PCR), utilizada para testes moleculares, possibilita uma triagem sistemática da ocorrência de mutação em certos genes, permitindo uma abordagem clínica direcionada das opções terapêuticas.

Mutações em genes importantes para o processo tumorigênico, como EGFR, KRAS e BRAF, podem predizer a resposta a determinadas terapias-alvo específicas para o câncer de pulmão, colorretal ou melanoma metastático, respectivamente e já fazem parte da rotina assistencial e de pesquisa científica. Ao final do ano de 2015, tivemos a inclusão da mutação em NRAS, que brevemente será incorporada ao rol de diagnósticos moleculares. Desde janeiro de 2012, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prevê em seu rol de cobertura os testes EGFR e KRAS, desde que seguidas as orientações de utilização previamente determinadas.

Com especialistas e profissionais altamente capacitados, os testes realizados no HHJ confirmam a entrada do Hospital na era genômica e na medicina personalizada, que abre atalhos para tratamentos direcionados, a partir das mutações pesquisadas. Trata-se de mais uma frente pioneira do ICC, que mais recentemente passou a oferecer o teste de rastreamento da mutação do EGFR, sem custos para o paciente diagnosticado com adenocarcinoma de pulmão, representando uma conquista para os cearenses.

Exames oferecidos

Exame histopatológico de rotina

– BIOPSIAS SIMPLES
– PEÇAS CIRÚRGICAS SIMPLES
– PEÇAS CIRÚRGICAS COMPLEXAS
– CITOLOGIA EM GERAL

Exame de congelação Imunoistoquímica

– PAINEL DE IHQ DE FATORES PROGNÓSTICOS DO CÂNCER
– PAINEL DE IHQ PARA IMUNOFENOTIPAGEM DE TUMORES MALIGNOS
– PAINEL DE IHQ PARA DETECÇÃO DE SÍTIO PRIMÁRIO DE NEOPLASIA METASTÁTICA
– PESQUISA DE HER-2
– SISH
– BIOLOGIA MOLECULAR

Laboratório de Anatomia Patológica Livino Pinheiro

Horário de Atendimento:

7h às 18h, de segunda a quinta-feira
7 às 17h, as sextas-feiras

Endereço:

Papi Júnior, 1222 – 2º andar – Hospital Haroldo Juaçaba

Contato:

(85) 3288-4495/4493/4509

Resultado Online