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Instituto do Câncer do Ceará traz inteligência artificial para o tratamento do câncer no Brasil

A IBM (NYSE: IBM) e o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) revelaram como o uso da Inteligência Artificial (IA) está apoiando o tratamento oncológico e a tomada de decisões clínicas no Brasil. Além disso, os médicos do ICC apresentaram dois estudos na ASCO, evento da American Society of Clinical Oncology, que ressaltam o impacto da tecnologia no tratamento do câncer. As pesquisas trazem, respectivamente, a avaliação da aceitação médica relativa ao uso da A.I, tendo como amostragem o Corpo Clínico do ICC, e a aplicação da Inteligência Artificial para o tratamento de Câncer de Próstata, trazendo resultados animadores.
Primeira instituição a utilizar o modelo de Linha de Cuidado, o ICC potencializa a aplicação da Inteligência Artificial com a validação da tomada de decisão terapêutica por parte das equipes de saúde da instituição. Com a tecnologia, o Instituto conseguiu detectar cerca de 80% de assertividade do corpo clínico para casos gerais de câncer e até 98% para os tumores de próstata, confirmando o alinhamento com as melhores propostas terapêuticas globais e com a chancela do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, instituição referência mundial no tratamento do câncer e que treina a solução Watson for Oncology, da IBM.

Visão 360º do paciente

O modelo de Linha de Cuidado desenvolvido pelo ICC coloca o paciente oncológico no centro da assistência, que é acompanhado a partir de uma visão integral e personalizada. Para isso, integra médicos e equipe multiprofissional com o suporte da tecnologia para validar e reforçar o caminho terapêutico que é tomado, paciente por paciente. Com 12 mil novos casos de câncer atendidos por ano, o ICC usa a solução cognitiva da IBM, trazendo para a jornada do paciente SUS a excelência da tecnologia e das indicações globais para o tratamento oncológico.

“O Watson for Oncology tem um impacto real, impulsionando as equipes de saúde a ter em mãos o suporte tecnológico das mais atualizadas referências em literatura oncológica. Isso otimiza a tomada de decisões baseadas em evidências, trazendo para o SUS a personalização e a assertividade, fundamentais para a terapêutica do câncer”, disse Pedro Meneleu, CEO do ICC. A aplicação da tecnologia no Sistema Único de Saúde, que tem um grande volume em termos de demanda assistencial, traz para esse público de forma pioneira a assistência integral aliada da tecnologia de um Sistema Especialista como o Watson for Oncology, aponta.

Transformação digital na Saúde

Espera-se que os dados médicos dobrem a cada 73 dias até 2020. Profissionais de saúde diariamente têm que tomar decisões críticas sobre tratamentos e drogas e é impossível ler milhares de estudos na literatura. Hoje, os médicos gastam em média duas horas com seus registros eletrônicos de saúde e serviços de mesa para cada hora de atendimento ao paciente.
“Como mostra a experiência do ICC, nossa tecnologia está melhorando a maneira como os médicos escolhem tratar o câncer o mundo real”, disse Fabio Mattoso, líder de Watson Health da IBM no Brasil. “Em meio à explosão de informações valiosas na área de saúde globalmente, a I.A é uma tecnologia poderosa para lidar com os grandes dados da literatura médica e para ajudar a aumentar o poder dos profissionais de tomar decisões baseadas em evidências”.

Ceará: case de sucesso

O Instituto do Câncer do Ceará atende, somente em casos SUS, 70% da demanda do Estado, com atendimento também para pacientes de outras unidades da Federação. Com cinco aceleradores lineares em operação, o ICC colocou o Ceará no patamar de segundo maior polo de Radioterapia do Norte-Nordeste, com a realização de técnicas como Arco Volumétrico Dinâmico e Radiocirurgia Intracraniana e Extracraniana. Na fronteira do conhecimento para o sucesso do paciente oncológico, os investimentos realizados no ICC permitem que os pacientes não precisem se deslocar para Estados mais distantes, como São Paulo e Rio de Janeiro, para a realização dessas técnicas de Radioterapia, trazendo mais qualidade e comodidade na assistência.

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