fbpx

Integralidade no atendimento reforça sucesso no tratamento oncológico no ICC

Integralidade no atendimento reforça sucesso no tratamento oncológico no ICC

Diagnóstico precoce, atendimento integral e multiprofissional: esse tripé da assistência oncológica garante mais possibilidades de efetividade no tratamento e, consequentemente, mais chances de cura. Baseando-se nessas premissas, o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), referência em atendimento, pesquisa, inovação e educação em saúde, organiza, junto com a equipe de Residência Multiprofissional e com os alunos da Faculdade Rodolfo Teófilo, uma série de ações de conscientização e alerta aos sinais e sintomas do câncer.

Neste ano, o Hospital Haroldo Juaçaba, unidade de atendimento do ICC, atendeu cerca de nove mil novos casos, sempre com a visão integral aliando cirurgia, quimioterapia, radioterapia e o acompanhamento de uma equipe de farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e nutricionistas. Por se tratar de uma doença sistêmica, o câncer demanda uma atenção multi, colocando o paciente no centro do cuidado. A Linha de Cuidado, que assiste o paciente SUS do ICC com estrutura clínica e avançados recursos tecnológicos, com o uso inédito da plataforma de inteligência cognitiva Watson for Oncology na linha de cuidado, que utiliza as melhores referências globais em literatura médica para o sucesso clínico.

Ações para a Comunidade

Para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, os alunos da Faculdade Rodolfo Teófilo realizarão uma ação no Shopping Benfica, com foco para a comunidade em geral. Na ocasião, os discentes, supervisionados por professores, abordarão o público tirando dúvidas e orientando acerca da prevenção aos cânceres mais prevalentes no Ceará: câncer de pele, de colo uterino, colorretal, de pulmões, de estômago e de cavidade oral.

No Hospital Haroldo Juaçaba, as atividades relativas ao dia de combate serão realizadas pelo núcleo da Residência Multiprofissional do ICC, com um tour de conscientização pela instituição. As unidades contempladas serão as clínicas do 3° andar do anexo, a Quimioterapia e a Radioterapia do Hospital. Os residentes realização um momento de tira-dúvidas e bate-papo com pacientes em tratamento e acompanhantes.

Além dessas atividades, na data de hoje também acontece o I Simpósio Multidisciplinar de Câncer de Próstata, voltado para a comunidade acadêmica e para profissionais da área da saúde. O evento científico contempla temas relevantes na assistência oncológica, com atualizações e revisões bibliográficas acerca do tumor de próstata.  

Sobre o ICC: excelência e crescimento

Neste ano, o ICC atendeu atingiu uma média mensal de 10200 consultas, contemplando o Ambulatório Corina Parente, atendimento de Oncologistas e Radioterapeutas. Em cirurgias via Sistema Único de Saúde (SUS), foram cerca de 470 pessoas atendidas mensalmente. Ainda em assistência, são realizadas 5000 sessões de radioterapia e 2800 infusões de quimioterapia por mês.

Para reforçar esse sucesso em atendimento, o ICC investe no uso de big data, sendo vanguarda na saúde mundial com a aplicação do Watson for Oncology na Linha de Cuidado. O uso dessa tecnologia permite uma melhor performance no tratamento, por possibilitar uma visão integral do paciente. No incremento à assistência, também está operação o serviço de Oncogenética, que possibilita um rastreio familiar do câncer, gerando uma maior assertividade na chamada terapia-alvo, com um desfecho mais objetivo a partir do conhecimento genético da tendência ao câncer.

Além da implantação da plataforma de inteligência cognitiva, será inaugurado, ainda neste ano, mais um aparelho de radioterapia, consolidando o ICC como o maior parque Norte-Nordeste de tratamento radioterápico. O novo acelerador possibilitará um melhor fluxo de atendimento, reforçando a assistência contra os cânceres mais comuns do Norte-Nordeste, como mama e próstata. Com esse novo aparelho, o ICC completa um total de seis aparelhos de radioterapia em funcionamento. Para 2019, há também a previsão de inauguração de mais outro aparelho.

 

Sem comentários

Deixa um comentário