Destaques/Notícias

ICC contribui com Live do Instituto ABIHPEC sobre tratamento oncológico


Criado em: 7:42pm 30 de March de 2021 | Atualizado em: 7:42pm 30 de March de 2021

O Grupo ICC está sempre oferecendo as melhores soluções de saúde. Na área oncológica, o ICC dispõe do Hospital Haroldo Juaçaba, referência em oncologia, e também oferece uma rede de cuidados para os pacientes. A Casa Vida promove esse cuidado e atenção humanizada por meio de vários programas sociais e para chegar a mais pessoas conta com parceiros como o Instituto ABIHPEC que auxilia na promoção da autoestima de mulheres em tratamento oncológico.

Em parceria com o Instituto ABIHPEC, o ICC contribui para a realização da Live "Desafios do tratamento oncológico", com o Dr. Leandro Lacerda, mastologista do Hospital Haroldo Juaçaba, no dia 30/03, às 20h pelo canal do "De bem com você".

Participe da Live e tire dúvidas sobre o tratamento oncológico: https://www.youtube.com/watch?v=02ge6PwoULg


Ler tudo

Os benefícios do Mindfulness no dia a dia


Criado em: 4:01pm 30 de March de 2021 | Atualizado em: 4:01pm 30 de March de 2021

ICC inicia integração de 36 novos residentes médicos e multiprofissionais


Criado em: 2:37pm 4 de March de 2021 | Atualizado em: 2:37pm 4 de March de 2021

O ICC recebeu essa semana as novas turmas de residentes médicos e de residentes multiprofissionais. São 12 residentes médicos e 24 residentes multiprofissionais que estão chegando ao Hospital Haroldo Juaçaba (HJ). Na Residência Médica, os profissionais atuarão nas áreas de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Cancerologia Clínica, Cancerologia Cirúrgica, Radioterapia, Mastologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Patologia. Enquanto na Residência Multiprofissional em Cancerologia, os profissionais atuarão na Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

Nessa primeira semana os profissionais passam pela integração, momento muito importante de palestras com gestores para conhecerem o funcionamento do hospital e já iniciarem suas atividades entendendo os processos internos. Essa iniciação dos residentes é uma de várias atividades teóricas complementares que obedecem à Resolução Nº 10 do MEC, de 31 de julho de 2007 correspondendo a 15% da  carga horária anual do Programa de Residência Médica e Programa de Residência Multiprofissional.

Com a programação iniciada antes da publicação do decreto estadual de isolamento rígido e mantendo o distanciamento social, os residentes tiveram encontros com diretoria e Gestão do HJ, com representantes das áreas de Segurança do Trabalho, Gerência assistencial, Nutrição, Centro Cirúrgico, Radioterapia, Centro Oncológico, Pesquisa Clínica, entre outras áreas, e puderam visitar o hospital a fim de conhecerem de perto os espaços e o funcionamento dos setores.

É a excelência do ICC garantindo um início de Residência com segurança, engajamento, integração dos novos profissionais, tudo para oferecer a melhor experiência tanto para o médico e profissional multi quanto um atendimento humanizado aos pacientes do Hospital Haroldo Juaçaba.


Ler tudo

ICC realiza cerimônia de conclusão da Residência Médica e Residência Multiprofissional em 2021


Criado em: 5:02pm 26 de February de 2021 | Atualizado em: 5:02pm 26 de February de 2021

O Grupo ICC realizou na manhã dessa sexta, 26, no Hospital Haroldo Juaçaba a cerimônia de conclusão da Residência Médica e da Residência Multiprofissional em Cancerologia. Durante o evento, os 32 concludentes contaram a presença de Pedro Meneleu, CEO do Grupo ICC, do Dr. Sérgio Juaçaba, Vice-Presidente do ICC, Dr. Fernando Bastos, Radio-oncologista HJ, Dr. Denis Fujiike, Coordenador do Programa de Residência Médica, assim como de vários profissionais que acompanharam os residentes nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, psicologia, nutrição e serviço social.

A residência médica em Cancerologia do ICC teve duração de dois a três anos, conforme a especialidade, e ofereceu aos profissionais a oportunidade de vivenciarem o cuidado integral numa instituição com 76 anos de tradição, expertise e DNA inovador. Os residentes médicos e residentes multiprofissionais conheceram a tecnologia do ICC no uso da inteligência artificial para diagnóstico e tratamento oncológico, o terceiro maior parque de radioterapia do Brasil e a medicina preditiva, além do cuidado humanizado aos pacientes no dia a dia e o contato direto com dezenas de especialistas no Hospital Haroldo Juaçaba. 

Durante esse período os 9 residentes médicos foram acompanhados por staffs, médicos preceptores que davam todo o suporte aos profissionais, indicando as melhores soluções diante dos desafios no atendimento ao paciente, instigando o desenvolvimento dos residentes. Os profissionais se especializaram nas áreas de Radioterapia, Cancerologia cirúrgica, Patologia, Radiologia, diagnóstico por imagem e mastologia.

Os 23 residentes multiprofissionais puderam vivenciar a integralidade oferecida pelo HJ aos pacientes oncológicos, experimentando o desenvolvimento da teoria e da prática, atuando junto a outras especialidades, aprendendo com os preceptores das áreas e vivendo os valores do ICC como a excelência, a empatia e paixão. As nossas Residências Médica e Multiprofissional em Cancerologia têm formando profissionais cada vez mais capacitados e apaixonados pela nossa missão de fazer o bem.

Ler tudo

O ICC avança com a medicina preditiva para diagnóstico precoce e tratamento personalizado de síndromes


Criado em: 9:13am 24 de February de 2021 | Atualizado em: 9:13am 24 de February de 2021

A medicina personalizada é uma realidade no Hospital Haroldo Juaçaba (HJ) desde 2012, quando o laboratório de Biologia Molecular começou a realizar a identificação de alterações genéticas em pacientes oncológicos a fim de que estes possam se beneficiar com uma terapia alvo, que confere melhor qualidade de vida ao paciente. 

Além disso, a medicina preditiva também é aplicada no rastreamento genético realizado pelo HJ. Este teste permite identificar várias doenças hereditárias, além de calcular o risco dos indivíduos testados desenvolverem câncer. Identificar na população os indivíduos que são portadores de alterações genéticas responsáveis por síndromes hereditárias de predisposição ao câncer (SHPC), tem grande importância, pois a identificação de variantes patogênicas pode direcionar o tratamento além de permitir que sejam adotadas estratégias que reduzirão o risco de novas neoplasias, tanto nos pacientes quanto em seus familiares.

Vale destacar também que, desde 2019, o HJ tem parceria com a IBM para utilizar a inteligência artificial (IA) em tratamentos oncológicos e na validação da tomada de decisão terapêutica. O uso da IA proporciona um tratamento mais eficaz, unindo a expertise médica à tecnologia. Com isso, o paciente ganha em qualidade de vida e aumentam as chances de cura.

É o HJ fornecendo informações com impacto clínico, científico e econômico de alta relevância para a população. A medicina preditiva presente no HJ é do Grupo ICC.

Ler tudo

ICC BioLabs participa do evento PRAIA para incentivo à incubação e aceleração de startups


Criado em: 12:30pm 23 de February de 2021 | Atualizado em: 12:30pm 23 de February de 2021

Para levar o DNA inovador do ICC ao máximo de startups, o BioLabs realiza no dia 23/02 o lançamento da segunda edição do Programa em Rede de Apoio a Incubação e Aceleração (PRAIA) em parceria com o Instituto Atlântico, o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE). O objetivo do programa é garantir que as startups passem por um processo robusto na construção dos seus negócios, criando uma esteira de diferentes competências.

O evento de lançamento será realizado gratuitamente às 17h30 pelo canal do Praia no Youtube. Novas startups podem realizar a inscrição para receberem o apoio de importantes agentes de inovação, aprendendo com a expertise de profissionais do mercado da tecnologia. O programa tem duração de 6 meses e oferece diversos benefícios para as startups participantes.

Participe do lançamento:

https://youtu.be/f83fCfHzJ9M

Ler tudo

LIV Saúde RN comemora 1 ano


Criado em: 1:31pm 28 de January de 2021 | Atualizado em: 1:31pm 28 de January de 2021

A LIV Saúde, uma das 6 empresas do Grupo ICC, completou esse mês 1 ano de operação no Rio Grande do Norte. Foi um ano de grandes conquistas levando à região potiguar o cuidado, paixão, carinho e inovação que estão no DNA do ICC. 

Essa conquista não seria possível sem a dedicação e empenho dos colaboradores, que diariamente se esforçam ao máximo para oferecer o melhor atendimento, movidos pela missão de proporcionar um cuidado completo. Temos orgulho de tudo que conquistamos até aqui e cada um de nós faz parte desse time que comemora um ano de muito crescimento. Seguiremos crescendo e levando a cada vez mais pessoas o nosso jeito completo de cuidar.

Ler tudo

NOTA DE ESCLARECIMENTO - ERRATA | PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM CANCEROLOGIA 2021


Criado em: 5:40pm 18 de January de 2021 | Atualizado em: 5:40pm 18 de January de 2021

O Instituto do Câncer do Ceará vem a público esclarecer inconformidade na divulgação do resultado da terceira etapa do processo seletivo.

DOS FATOS

Quando da alimentação do sistema de compilação de notas, alguns dados do mesmo foram desconfigurados, havendo cruzamento de notas de candidatos. A divulgação inicial levou a emissão do resultado que fora publicado às 13h46 do dia 14 de janeiro de 2021. Após observação de resultados que se mostraram equivocados houve a imediata correção do resultado até então divulgado. O comitê organizador prontamente republicou as informações às 17h04 no site do hospital. Além disso, imediatamente foi prestado esclarecimento aos participantes que entraram em contato com o referido Comitê Organizador.

De todos os candidatos, 09 desses, das especialidades de Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Farmácia, tiveram uma alteração na ordem de classificação. Ressalta-se que tal fato não levou a alteração do resultado final. Os participantes do processo seletivo de Enfermagem e Farmácia não foram impactados com o ocorrido.

Lamentamos profundamente o transtorno causado aos participantes do processo seletivo.  Além de realizar uma ligação telefônica para esclarecer individualmente o fato àqueles candidatos que foram diretamente impactados com o equívoco, registramos nossos pedidos de desculpas a todos e nos colocamos à disposição para prestar esclarecimentos adicionais.

Ressaltamos a lisura do processo seletivo que sempre teve como marca característica a sua transparência e compromisso ético com os candidatos.

Ler tudo

ICC é única instituição do Norte-Nordeste com projeto aprovado pelo Pronon


Criado em: 1:51pm 30 de December de 2020 | Atualizado em: 1:51pm 30 de December de 2020

O ICC foi a única instituição do Norte-Nordeste a aprovar um de apenas 11 projetos de pesquisa clínica contemplados pelo Pronon em todo o Brasil no ano de 2020. Com a captação de recursos, os pacientes suspeitos de serem portadores de síndromes hereditárias de predisposição ao câncer serão beneficiados com os avanços da medicina preditiva para diagnóstico de tumores 

O ICC teve projeto aprovado pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), que permite às empresas destinarem até 1% do Imposto de Renda devido para projetos de entidades filantrópicas oncológicas. Sendo a única Instituição no Norte-Nordeste a conseguira aprovação de mérito técnico e  o aval para captar os recursos dessas empresas, o ICC participou do edital ao lado de outros grandes centros de pesquisa do país como o Hospital Albert Einstein e o Hospital de Barretos.

Sempre investindo em pesquisas e inovação, o ICC participa em diferentes pesquisas de estudo e coopera com renomadas instituições de pesquisa. A essência inovadora do ICC o fez referência em incorporar práticas modernas e transformadoras à área da saúde, como a medicina preditiva por meio da genética e do uso de inteligência artificial como o Watson Health, plataforma que aliada à expertise médica promove as melhores soluções terapêuticas, em parceria com a IBM

Conforme Dra. Isabelle Fernandes, coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular e Genética do Hospital Haroldo Juaçaba, por meio do projeto será realizado mapeamento genético dos pacientes suspeitos de portarem síndromes hereditárias de predisposição ao câncer. Essa informação permitirá entender o risco deles serem portadores de mutação de risco para o desenvolvimento de tumores hereditários como no caso da síndrome de câncer de mama e ovário ou da síndrome de Lynch, além de facilitar a elaboração de estratégias para um diagnóstico precoce ou até mesmo a fim de evitar o câncer. Os valores referentes ao projeto serão investidos em insumos, equipamentos modernos e contratação de profissionais para ampliação da equipe de pesquisa, tudo isso para reforçar o propósito do Grupo em fazer o bem e promover as melhores soluções de saúde conectando entes da saúde, superando a expectativa dos clientes, com o melhor uso dos recursos e responsabilidade social.

Após a fase de captação, a instituição receberá os recursos de grandes empresas, dando início à fase de execução.  O ICC foi contemplado de modo favorável, ficando entre as instituições com maiores valores captados. Posteriormente serão informados os investimentos. Fique atento aos nossos canais de comunicação para acompanhar as novidades sobre o Grupo ICC.


Confira a lista dos projetos contemplados pelo PRONON:


PRONON - Pesquisas clínicas, epidemiológicas e experimentais
INSTITUIÇÃO CONTEMPLADA
FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E ASSISTÊNCIA DO HCFMRP-USP.
CENTRO INFANTIL DE INVESTIGAÇÕES HEMATOLÓGICAS DR. DOMINGOS A. BOLDRINI.
FUNDAÇÃO PIO XII.
FIOTEC - FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EM SAÚDE.
INSTITUTO DO CÂNCER DO CEARÁ.
CENTRO INFANTIL DE INVESTIGAÇÕES HEMATOLÓGICAS DR. DOMINGOS A. BOLDRINI.
IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE
SOCIEDADE BENEFICIENTE ISRAELITA BRASILEIRA HOSPITAL ALBERT EINSTEIN.
FUNDAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA.
 FUNDAÇÃO HEMOCENTRO DE RIBEIRÃO PRETO.
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
Tabela conforme ordem de valores recebidos por instituição


Ler tudo

Qual a receita de uma live incrível depois de tantas lives nessa pandemia?


Criado em: 8:38am 21 de December de 2020 | Atualizado em: 8:38am 21 de December de 2020
Imagine realizar um evento para mais de 2.000 pessoas, em 3 estados diferentes (CE, RN, RJ), que já estavam acostumadas com uma festa presencial. Imagine a expectativa dessas pessoas e como seria grande o desafio de fazer uma live que fugisse do padrão daquelas realizadas durante a pandemia: muito longas, cansativas, sem nada que atraísse a atenção do começo ao fim e sem a participação dos espectadores. Imaginou? Esse foi o desafio do ICC:  realizar um momento de muita alegria e bastante interação para superar as expectativas das pessoas.
A live "Juntos em casa" foi gravada no Shopping RioMar Fortaleza, aconteceu dia 11/12 e foi transmitida pelo Youtube do ICC. Contou com 9.832 visualizações, 9.735 mensagens no chat, a participação simultânea de 1.178 espectadores. A apresentação do evento ficou por conta do comediante Haroldo Guimarães que deixou o evento mais descontraído, quebrando a formalidade de um evento corporativo e trazendo uma nova roupagem e dinâmica para o formato de live. Pensando nos colaboradores da Região Nordeste, trouxemos a banda de forró Mastruz com leite, pois é tradicional no estado, está presente nos maiores eventos regionais e faz parte da memória musical dos cearenses. E para representar os colaboradores do Sudeste, o cantor sertanejo Michael Wesley, pensando nos colaboradores de outras regiões, respeitando as particularidades de outros estados. Além das atrações musicais o evento contou com interações ao vivo onde os participantes ganhavam prêmios instantâneos e também concorriam a sorteios no palco. Foram sorteados mais de 150 prêmios, sendo boa parte desses sorteada e entregue na casa do colaborador durante a live. 


Interações ao vivo
A receita para essa live incrível foi criar um ambiente participativo onde os colaboradores, da sua residência, puderam interagir com colaboradores de todas as unidades. Essa super festa permitiu a participação ao vivo de colaboradores que, por conta da pandemia, não puderam estar presentes. Cada instante era de comemoração, alegria e sentimento de união. 
Um dos pontos altos da Live e que deu brilho e mais dinâmica ao evento foi a interação dos colaboradores ao vivo, que apareciam na tela da live. Assim foi possível interagir, compartilhar a animação e convidar a família dos colaboradores a também fazerem parte da festa.
Para esse evento utilizamos nossa rede social corporativa, um ambiente de interação entre os colaboradores das 6 empesas do grupo, em que cada um podia postar fotos, curtir e comentar os posts dos amigos. Por meio dessa rede os colaboradores interagiam postando fotos, respondendo a enquetes que aconteceram em vários momentos durante a live. As interações geraram prêmios que eram recebidos instantaneamente.
Para manter o clima sempre animado também eram realizados sorteios no palco. Nos prêmios da urna, dezenas de colaboradores foram contemplados com TV's, geladeiras, fogões, aspiradores de pó, fritadeiras, micro-ondas, smartphones, um verdadeiro show de prêmios, interatividade e de integração entre as empresas do Grupo ICC.
E aproveitando os benefícios do evento digital, ao fim da festa foi possível avaliar o evento por meio de uma pesquisa de satisfação. Os resultados demonstraram que superamos o desafio de realizar uma live num cenário de pandemia, integrando os colaboradores de um modo único, permitindo que todos se sentissem dentro do evento, reforçando os valores e conquistas do Grupo ICC.