Pronon

O Pronon

Instituído pela Lei 12.715/12 do Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) tem como finalidade captar e canalizar recursos para a prevenção e o combate ao câncer. Pessoas físicas e jurídicas que contribuírem com doações para projetos nessas duas áreas poderão se beneficiar de deduções fiscais no Imposto de Renda. O programa funciona nos mesmos moldes das leis de incentivo à cultura, pois autoriza, no caso, instituições de saúde a captar patrocínio via dedução fiscal.

Projetos apoiados pelo PRONON

Projeto Nova Casa Vida

A Casa Vida foi contemplada pelo Pronon através do “Projeto Nova Casa Vida: ampliação e qualificação da casa de apoio do ICC”. A proposta apresentada teve como objetivo gerar mais conforto e contribuir para o apoio psicossocial de 120 hóspedes da nova Casa Vida. O ICC captou integralmente o valor aprovado pelo Ministério da Saúde para, no montante de R$ 2.494.828,99. Os recursos foram alocados em 2016.

Os resultados esperados são:

– Equipagem da nova Casa Vida para 120 hóspedes.
– Novo serviço de hospedagem ao paciente com câncer em tratamento no HHJ (43.200 vagas por ano, ou seja, um aumento de 50% da capacidade).
– Novo Serviço de Acompanhamento Multidisciplinar ao Paciente com Câncer em Tratamento (3.600 atendimentos/ano, o que representa um aumento de 50% das vagas de atendimento).
– Transporte de paciente para tratamento.
– Alimentação adequada e farta para os hóspedes (cerca de 14.000 refeições servidas por mês).

Empresas Doadoras:

Projeto Oncogenética

O ICC aprovou recentemente um novo o projeto junto Pronon, entitulado “Rastreamento de mutações nos genes BRCA1, BRCA2, MLH1, TP53, MSH2 e MSH6 em pacientes com câncer de mama ou colorretal e potencialmente portadores de síndromes neoplásica hereditárias – bases para o aconselhamento genético racional no estado do Ceará” com o objetivo de determinar a incidência de mutações nos genes citados em uma amostra de pacientes do ICC no período de 2017 a 2019. O projeto irá beneficiar a saúde da população aumentando a chance de cura para familiares de pacientes com propensão hereditária ao desenvolvimento dessas neoplasias antes que elas se manifestem.

Sete pesquisadores com titulação de doutorado estarão envolvidos no Projeto de Pesquisa na área de Oncogenética. O hospital já formou mais de 30 doutores em parceria com o A.C. Camargo Cancer Center e muitos deles permanecem nos quadros assistenciais do ICC. O desenvolvimento da pesquisa contará com R$ 4,2 milhões e um prazo de execução de 36 meses.

Empresas Doadoras: